[vc_row][vc_column css=”.vc_custom_1602277553355{padding-top: 70px !important;padding-bottom: 70px !important;}”][vc_column_text]O Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado do Rio de Janeiro – Rio Imagem oferece, durante o mês de outubro, exame de mamografia para mulheres de todo o estado, como parte do Movimento Outubro Rosa, que visa à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

Normalmente, todos os exames são agendados pelos sistemas de regulação dos três níveis governamentais. Neste mês de outubro, entretanto, durante a campanha Outubro Rosa, o Rio Imagem está aceitando livre demanda. “Ou seja, que as pessoas que necessitem realizar mamografia e que tenham um pedido feito em uma unidade básica de saúde, clínica de família, centro municipal de saúde ou hospital do SUS venham até o nosso centro de imagem e façam o seu exame mesmo sem estar marcadas”, disse Ancillotti, diretor do Rio Imagem.

A estimativa é que sejam atendidas em torno de 200 mulheres por dia, ampliando esse número, se houver demanda. “Se houver demanda, vamos estender a campanha até a primeira quinzena de novembro”, afirmou o diretor. Após essa data, o serviço voltará a ser feito exclusivamente por meio de marcação pelo sistema de regulação.

Três mamógrafos serão utilizados para atender às mulheres interessadas. Roger Ancillotti destacou que as mamografias visam, especialmente, à prevenção do câncer de mama. “Quando se faz uma mamografia e se encontra precocemente um câncer de mama, sabe-se que em 95% dos casos a gente alcança a cura da doença”.

Estão sendo atendidas mulheres de 50 a 69 anos, faixa de idade recomendada pelo Ministério da Saúde para a realização de exames destinados à detecção precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), as mulheres nessa faixa de idade e que se encontram na fase pós-menopausa constituem o público-alvo da campanha, com chance de cura se for feito o exame precoce.

Durante a campanha, as mulheres interessadas em realizar o exame devem comparecer ao Rio Imagem de segunda-feira a sábado, no horário das 8h às 17h, com o encaminhamento médico e sem necessidade de agendamento. Elas serão atendidas conforme o horário de chegada e encaixadas entre uma marcação e outra de pacientes previamente agendadas.

FONTE: Ministério da Saude, MSN.com (2020)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]